Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Curso Profissional - 12º ano

Técnico/a de Turismo

O/A Técnico(a) de Turismo é o/a profissional qualificado a executar serviços de informação, animação e organização de eventos em empresas de turismo, de reservas em agências de viagens e de receção e acolhimento em unidades turísticas.

As atividades principais desempenhadas por este técnico são:

  • Desenvolver os serviços de informação, organização e animação de eventos em empresas de turismo;
  • prestar informações de carácter turístico sobre o país e sobre o local onde se encontra;
  • organizar e acompanhar programas de animação;
  • organizar eventos, conferências e programas especiais para grupos;
  • proceder ao atendimento e acompanhamento de clientes, identificando as suas necessidades e orientando as suas escolhas;
  • Executar serviços em agências de viagens:
  • apresentar, aconselhar e propor ao cliente diversos tipos de produtos turísticos adequados à sua motivação e interesses;
  • transmitir aos clientes toda a informação e documentação relativa ao serviço turístico solicitado;
  • efetuar as reservas, emitir bilhetes e vouchers e outra documentação relevante para as viagens ou serviços a prestar;
  • proceder à venda e faturação dos serviços prestados;
  • organizar processos individuais de clientes, efetuar transfers de chegada e partida;
  • prestar assistência em aeroportos (chegadas e partidas);
  • realizar programas de viagens, conferências, etc. ;
  • organizar eventos e programas para grupos especiais;
  • proceder ao acompanhamento de fornecedores de serviços de agências de viagens, tais como operadores turísticos, empresas ou clientes individuais em fase de contratação;
  • organizar o arquivo da agência de viagens;
  • Executar os serviços de receção e acolhimento em unidades turísticas:
  • efetuar a pesquisa de diversos tipos de informação turística;
  • prestar informação e promover produtos e serviços turísticos;
  • vender produtos e serviços turísticos;
  • efetuar as operações de reservas;
  • prestar informação sobre o património histórico, cultural, etnográfico e gastronómico da região e do país;
  • prestar assistência ao cliente;
  • realizar o atendimento e a recepção do cliente.

Instituição:
EPAMG
Saber mais