O número de “cãominhadas” não chegou aos dedos de uma mão, mas foi o suficiente para angariar 295 quilos de ração, 247 para cão e 48 para gato. A iniciativa lançada pela Tobiacão já acontece regularmente às sextas-feiras, à noite, e desta vez reuniu ajuda para os animais das famílias que fugiram da Ucrânia.
“Quando a guerra rebentou e as pessoas começaram a fugir com os animais, lembrámo-nos logo que aqueles animais iriam precisar de comida, aquelas pessoas iam precisar de tudo e mais alguma coisa”, explica Simão Marques, responsável da escola de educação canina de Leiria.
No dia 13, os donativos deixados nestes passeios e também por alunos e pessoas conhecidas nas instalações da escola, foram entregues a uma associação do Porto que os encaminhou para a Cruz Vermelha na Polónia, país que tem fronteira com a Ucrânia.
Antes de iniciar esta recolha, Simão Marques contactou as associações de Leiria que, normalmente, recebem os donativos angariados nestas “cãominhadas”: “Entrei em contacto com a Zoófila de Leiria e a Desprotegidos para perceber se estavam necessitadas a este nível e ambas disseram que naquele momento tinham comida”, afirma.
O responsável admite que “gostaria de ter angariado mais”, mas está entusiasmado com o que “foi o conseguido” nas caminhadas realizadas no mês de março. Esta sexta-feira, dia 29, os tutores e os seus “cãompanheiros” são novamente convidados a desfrutar de um passeio na cidade de Leiria.
Para participar basta estar, às 21h15, junto ao complexo das piscinas municipais de Leiria, com ou sem cão, e pronto para passear durante 1 hora, num percurso com cerca de 4 quilómetros. Cada participante deve entregar o mínimo de dois quilos de ração para cão ou gato.
Os donativos reunidos nas próximas semanas serão novamente entregues a associações de proteção de animais de Leiria.
As “cãominhadas” começaram em fevereiro de 2012 e têm acontecido regularmente desde então, organizadas pela Tobiacão. “O intuito principal é a questão solidária, mas ao mesmo tempo as pessoas desfrutam do passeio com o animal e os seus cães socializam com outros cães”, completa Simão Marques
A agenda da iniciativa pode ser acompanhada em https://www.facebook.com/groups/tobiacaocaominhadas.