A GNR apreendeu 474 quilos de pescada subdimensionada, no concelho de Porto de Mós, no passado dia 4 de maio.
Em nota de imprensa enviada esta manhã aos órgãos de informação, a GNR informa que a apreensão decorreu na sequência “de uma ação de fiscalização destinada ao controlo das regras de captura, desembarque, transporte e comercialização de pescado fresco”.
Através do Destacamento de Controlo Costeiro da Figueira da Foz, os militares fiscalizaram um veículo e constaram que a pescada transportada não possuía a medida mínima estipulada por lei para ser comercializada.
No decorrer desta ação “foi identificado um homem de 34 anos e elaborado um auto de contraordenação, cuja coima pode atingir um valor máximo de 37.500 euros”.
Na mesma nota, a GNR informa que a pescada apreendida, depois de submetida a verificação higiossanitária, foi entregue a várias instituições de solidariedade social.
A Guarda deixa ainda o alerta de que “uma medida de gestão sustentável do pescado é o respeito das medidas mínimas de captura, cujo objetivo é assegurar a maturação sexual dessa espécie, assim como, gerir a atividade piscatória sobre a mesma, garantido a sua correta preservação e conservação”.