Começou da melhor maneira a participação dos atletas portugueses nos campeonatos Ibero-Americanos. Ontem, sexta-feira, Portugal alcançou duas medalhas de pratas, ambas com ligação à região de Leiria.
A atleta leiriense Evelise Veiga, treinada também pela leiriense Cátia Ferreira, foi segunda no salto em comprimento.
A saltadora terminou a prova com a marca de 6,55 metros, a 10 centímetros da vencedora, a espanhola Fatima Diame que conseguiu 6,65 metros ao primeiro ensaio e depois fez cinco ensaios nulos.
Evelise cumpriu a estreia nesta prova e vai ainda estar no triplo salto,
A segunda medalha de prata foi para a velocista Lorene Bazolo, treinada pelo técnico caldense Rui Norte.
A velocista terminou a corrida dos 100 metros em 11,36 segundos, apenas derrotada pela brasileira Vitoria Cristina Silva (11,22 segundos). No percurso para a final, Lorene Bazolo venceu a sua meia-final em 11,26 segundos, igualando o seu melhor desta temporada.
Mais dois leirienses estiveram ontem em prova.
No lançamento do martelo, Ruben Antunes foi quinto classificado com a marca de 70,94 metros, o seu melhor do ano, e André Pimenta, convocado de última hora, foi oitavo no comprimento (7,40 metros).
Entre os 46 atletas convocados, cinco são de Leiria – André Pimenta juntou-se mais tarde aos quatro inicialmente chamados – mas apenas um tem experiência na prova. A lançadora olímpica Irina Rodrigues na última edição da prova, disputada há quatro anos, no Peru, foi medalha de bronze. A sua prova está marcada para domingo, às 18 horas.
Hoje, sábado, será a vez de outra estreante na competição. A lançadora do peso Eliana Bandeira competirá às 19h10 horas.
Ainda no domingo, dia 21, há mais duas participações com cunho leiriense. Evelise Veiga entra para o triplo salto, a partir das 19h05. Antes, Tsanko Arnaudov, atleta olímpico que esta temporada passou a ser orientado pelo leiriense Paulo Reis, competirá às 18h35, no lançamento do peso.
A edição de 2021 conta com a presença de 24 países: Andorra, Angola, Argentina, Bolívia, Brasil, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, República Dominicana, Equador, Espanha, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Honduras, México, Panamá, Peru, Porto Rico, Portugal, Uruguai, Venezuela e, como convidados especiais, a Ucrânia. A prova é transmitida em direto na RTVE Play