O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) anunciou esta quinta-feira que deteve, na zona de Leiria, um cidadão estrangeiro suspeito de tráfico de pessoas e auxílio à imigração ilegal.
Segundo comunicado enviado às redações, o homem, com cerca de 45 anos, é suspeito de vários crimes desta índole, essencialmente ocorridos em 2020, ano em que “terá, alegadamente, angariado mais de 20 cidadãos estrangeiros, com a finalidade de trabalharem sobre a sua dependência”.
“Suspeita-se que estes cidadãos acabariam por ser explorados, na medida em que alegadamente não foram remunerados, além de colocados a residir e trabalhar em condições indignas, passando dificuldades de vária ordem, designadamente alimentares”, adiantou o SEF na mesma nota de imprensa.
As investigações, realizadas pelo SEF sob a coordenação do Ministério Público, tiveram início em julho de 2020, culminado agora com a detenção do arguido, na sequência da execução de mandados de busca domiciliários.
O suspeito foi presente a tribunal para primeiro interrogatório, no qual foram aplicadas as medidas de coação de termo de identidade e residência, apresentações bissemanais, proibição de ausência do país e de contacto com as vítimas.