A atleta leiriense Evelise Veiga classificou-se esta sexta-feira em terceiro lugar na final do salto em comprimento, com 6,54 metros de marca, arrecadando a 12.ª medalha para Portugal nos Jogos do Mediterrâneo Oran2022, a decorrerem na Argélia.
Veiga conseguiu a marca logo ao segundo salto, e acabou ‘empatada’ com a segunda classificada, a egípcia Esraa Owis, com desempate desfavorável, e atrás da campeã, a sérvia Milica Gardasevic, que saltou 6,67 metros.
A abrir, saltou para 6,15 metros, depois os 6,54 metros que deram o bronze, 6,39, dois nulos e fechou com 6,21 metros, todos longe da sua melhor marca pessoal, os 6,71 metros.
Em Tarragona2018, a atleta do Sporting, de 26 anos, tinha ficado em quinto lugar, subindo agora ao pódio, competindo ainda no triplo salto.
É a quarta medalha do atletismo em Oran2022 e a terceira no dia de ontem, depois do ouro de Diogo Ribeiro nos 50 metros mariposa e da prata de Ana Catarina Monteiro, nos 200 metros mariposa.
Portugal tem agora 12 medalhas na prova, somando os ouros de Diogo Ribeiro e Rafael Reis, à prata de Ana Catarina Monteiro, Jieni Shao, Lorène Bazolo, Liliana Cá e da equipa masculina de ténis de mesa, e os bronzes de Evelise Veiga, Filipa Martins, Tiago Pereira, João Geraldo e da equipa feminina do ténis de mesa.
Os Jogos do Mediterrâneo Oran2022 arrancaram em 25 de junho e decorrem até 6 de julho, com mais de três mil atletas de 26 países diferentes, incluindo 159 portugueses em 20 disciplinas.
Seleção feminina de andebol soma primeira vitória
Também ontem, a seleção feminina de andebol, onde joga a leiriense Rita Campos, somou a primeira vitória no grupo B dos Jogos do Mediterrâneo Oran2022, na segunda jornada, triunfando sobre a Turquia por 30-26.
Portugal chegou ao intervalo a perder por 14-12 e chegou a estar atrás por quatro golos, mas conseguiu dar a volta na etapa complementar e somar o primeiro triunfo, após a derrota com a Sérvia (21-20), na quinta-feira.
Em destaque, esteve de novo a ‘capitã’ Bebiana Sabino, com nove golos, um mais do que Mihaela Minciuna, hoje mais eficaz na hora de rematar à baliza.
O apuramento para a fase a eliminar fica decidido este sábado, quando Portugal defrontar a Macedónia do Norte, pelas 12 horas em Oran, a mesma hora em Lisboa, na última ronda da ‘poule’.
João Costa fora da final de Tiro
Já João Costa ficou fora da final de Tiro com pistola 10m, tendo conseguido a 9.ª posição, com os mesmos 572 pontos do 8.º e último atirador a entrar na decisão das medalhas, o bósnio Nikola Jovicic.
Segundo o balanço do dia do Comité Olímpico de Portugal (COP), “foi o número de impactos no centro a desempatar e a dar vantagem a Jovicic, deixando de fora da final João Costa, que tinha sido medalha de bronze na estreia da Equipa Portugal nos Jogos do Mediterrâneo há quatro anos, em Tarragona 2018”.
O nadador de Alcobaça Francisco Santos conseguiu o 12º lugar nos 100m costas, com o tempo de 56,36, e volta a competir na terça-feira, dia 5, para os 200 metros costas.
Ruben Antunes fica em 4º lugar no lançamento do martelo
Na final do lançamento do martelo, Rúben Antunes foi 4.º classificado, com a marca de 71,62m.
Segundo o COP, fez mais três ensaios válidos a 70,42, 70,97 e 69,46, tendo os restantes dois sido nulos. Ganhou o turco Ozkan Baltaci, com 74,34, e a prata foi para o cipriota Alexandros Poursanidis, com 73,71.
Com redação
Notícia atualizada às 10h30 com os resultados obtidos pelos atletas de Leiria nas outras modalidades