A campanha “Novo lixo é para sempre”, da autoria de 11 alunos da Escola Profissional da Nazaré (EPN), conquistou o primeiro lugar na categoria Fotocampanha do concurso nacional Jovens Repórteres para o Ambiente, da ABAE – Associação da Bandeira Azul da Europa.
Os jovens idealizaram esta campanha de sensibilização no âmbito do curso profissional Comunicação e Serviço Digital, como se se tratasse de uma campanha publicitária, para alertar para o impacto das embalagens que os veraneantes deixam para trás ou que dão à costa naquela estância balnear, e que apesar de terem “um uso muito limitado no tempo, infelizmente, permanecem como lixo por muito, muito tempo”.
De entre as fotografias e slogans criados, os alunos escolheram quatro imagens que submeteram a concurso e que lhes valeu lugar de destaque nacional. O principal objetivo, referem, passa por “sensibilizar a população, especialmente os jovens, para a necessidade urgente de repensar o uso dos plásticos de utilização única, as problemáticas da reciclagem, da reutilização, da educação ambiental e também a falta de consciência ambiental das pessoas”.
“Pretende-se essencialmente incentivar os jovens a tomar consciência, não só das suas escolhas enquanto consumidores, mas também a responsabilizarem-se pelos resíduos daí resultantes”, acrescentam.
Há vários anos que a EPN aderiu ao programa Eco-escola e hasteia a respetiva bandeira, dinamizando diversas atividades de educação ambiental e participando em vários concursos.
Esta foi contudo a primeira vez que conquistou um lugar no pódio nacional, sendo este também o ano do lançamento do curso Comunicação e Serviço Digital, que contou com 11 alunos do 10º ano: Denilson Andrade, Duarte Ferreira, Fábio Calado, Ian Silva, Martim Vicente, Matilde Ribeiro, Mikaelle Silva, Nikoloz Abesadze, Pedro Pires, Rodrigo Travis, Tomás Santos, todos eles participantes na campanha.
Para Hugo Trindade, coordenador do curso, a conquista do primeiro lugar constituiu “uma surpresa”. Em declarações ao REGIÃO DE LEIRIA, sublinha as preocupações ambientais manifestadas pelos alunos tendo a ideia do projeto surgido no final do último verão, quando “foram para a praia e viram o que tinha lá ficado”.
“A ideia é mesmo sensibilizar para os usos”, reforça Hugo Trindade, lembrando que “o atual foco está muito assente nas escolhas mais conscientes que as pessoas fazem quando vão ao supermercado no que toca à alimentação, produtos bios ou embalagens recicláveis, mas precisamos de ir mais além e ter cuidado com o uso do lixo porque o lixo é para sempre”.
O Concurso Nacional Melhores Reportagens 2022 recebeu 278 trabalhos candidatos, distribuídos por seis categorias distintas: artigo, fotografia, fotocampanha, videorreportagem, videocampanha e podcast.