As seleções nacionais de futsal já nos habituaram a grandes conquistas e o passado fim de semana não foi exceção.
A seleção nacional feminina de futsal universitário sagrou-se campeã mundial, ao derrotar o Brasil nas grandes penalidades, por 5-4, depois do 5-5 no tempo regulamentar.
A competição realizou-se no passado fim de semana, em Guimarães, com a final a ser disputada ontem, domingo.
Num jogo com final épico, as jogadoras nacionais perdiam por 5-1 ao intervalo, mas transfiguraram-se na etapa complementar e igualaram, com dois golos no último minuto, o último dos quais a 1,1 segundos do fim: sem golos no prolongamento, no desempate por penáltis, a guarda-redes Ana Pinto tornou-se a heroína, ao defender o último remate, de Mayara Almeida.
Há no entanto outra heroína entre as atletas nacionais. Beatriz Santos, de 19 anos, atual jogadora do Sporting também festejou a conquista do título. A atleta é natural de Caldas da Rainha e fez o seu percurso desportivo na ADF Alvorninha e no CR Golpilheira. Está há duas épocas no clube leonino. No mundial, foi autora de 6 dos 43 golos da seleção nacional.
Já a seleção masculina terminou no terceiro lugar, após vencer a República Checa por 5-3. Entre os convocados há dois jogadores da região de Leiria. O ala Tiago Pereira, de 23 anos, é jogador do CCDR Burinhosa, com formação no GD Martingança e CB Pataias, e aluno do Politécnico de Leiria, enquanto o pivô João Costa, de 22 anos, natural de Peniche, joga atualmente na Un. Torreense, fez a sua formação no PAC, Olho Marinho e Atouguiense.