O padre Adelino Ascenso foi reeleito superior geral da Sociedade Missionária da Boa Nova (SMBN) para o quadriénio 2022-2026, durante a Assembleia Magna da congregação, que tem estado a decorrer em Fátima, anunciou a instituição.
Além de Adelino Ascenso, a nova direção daquela Sociedade Missionária é composta pelos padres Luís Miguel Castro (primeiro assistente e vigário-geral), e Albino Anjos, Isidro José e Joaquim Manuel Pinho (assistentes), segundo a agência Ecclesia.
Natural de Leiria, Adelino Ascenso, de 68 anos, foi agora eleito superior geral da Sociedade Missionária da Boa Nova pela terceira vez, numa reunião que, desde 11 de julho, está a debater a ação da congregação, com os “olhos postos no horizonte da celebração do centenário, em 2030”.
A Sociedade Missionária da Boa Nova é uma Sociedade de Vida Apostólica, integrada por padres e leigos “que consagram a sua vida à obra da evangelização do mundo”, inicialmente denominada Sociedade Portuguesa das Missões Católicas, foi fundada pelo Papa Pio XI, em 1930, respondendo ao apelo dos bispos portugueses.
A SMBN tem comunidades em funcionamento em Fátima, Lisboa, Cucujães, Cernache do Bonjardim e Valadares.