“Deste silêncio em mim” está entre as 65 obras semifinalistas do Prémio Oceanos e o autor, Rui Conceição Silva, natural de Figueiró dos Vinhos, é um dos 12 escritores portugueses que passaram à segunda fase daquele que é considerado o maior prémio anual de literatura lusófona.
O livro “Deste silêncio em mim”, uma edição da Visgarolho Editora, é o terceiro romance de Rui Conceição Silva, sucedendo a “Quando o Sol Brilha”, de 2015, e “Dei o Teu Nome às Estrelas”, de 2018.
O autor nasceu e reside em Figueiró dos Vinhos. “Apesar de ter vivido em grandes cidades, é na sua terra que se sente completo. No convívio com a natureza e com as pessoas das aldeias e das pequenas vilas em redor encontra a inspiração para os seus livros”, lê-se na nota biográfica que consta do livro. Bancário reformado, encontra na leitura e na escrita dois dos seus maiores prazeres.
Além de Rui Conceição Silva, estão na lista de semifinalistas do Prémio Oceanos autores como José Tolentino Mendonça, Dulce Maria Cardoso, Valter Hugo Mãe ou Ana Luísa Amaral. No total, são 12 portugueses, 45 brasileiros, cinco moçambicanos, uma luso-angolana, um angolano e um cabo-verdiano. Os estilos são igualmente variados, tendo sido classificados 27 romances, 18 livros de poemas, 14 de contos, cinco de crónicas e uma dramaturgia.
O júri vai agora selecionar 10 finalistas e, entre estes, eleger três vencedores que serão conhecidos no final do ano.