Os Campeonatos Nacionais Femininos de xadrez marcam este domingo o arranque de uma maratona de nove dias dedicada à modalidade em Leiria.
Esta é a primeira de três competições nacionais que irão decorrer no estádio municipal de Leiria até dia 19, e começa este domingo com os ritmos de semi-rápidas e rápidas, passando para o ritmo clássico entre segunda-feira, dia 12, e sexta, dia 16, com seis jornadas e participação de 11 jogadoras.
O Campeonato Nacional Individual Absoluto, a prova de clássicas individual mais importante do calendário, tem início na segunda-feira e prolonga-se até dia 19, com rondas diárias, com a exceção do dia 14, em que se realizarão duas jornadas.
Segunda informação da Câmara de Leiria, que destaca a inclusão destes eventos na programação do “Leiria, Cidade Europeia do Desporto”, trata-se de “uma competição fechada”, que será disputada “no sistema de todos contra todos a nove rondas pelos dez mestres que melhores resultados obtiveram no último ano”.
Pelo meio, decorrerá o Campeonato Nacional Amador, entre os dias 15, terça-feira, e 18, domingo, estando os primeiros dois dias reservados para a prova de clássicas, passando para o último dia os ritmos de semi-rápidas e rápidas.
Segundo a Federação Portuguesa de Xadrez, são esperados 220 xadrezistas a participar em dez provas distintas, no estádio de Leiria.
O clube de Leiria Corvos do Lis estará representado com cerca de dezena e meia de jovens participantes, entre os quais Leonor Cordeiro, de 9 anos, e os gémeos Manuel e Henrique Basílio, de 11 anos.
O programa detalhado pode ser consultado no site da Federação Portuguesa de Xadrez.