Se a visita ao cockpit do F16 ou à cabine do carro de combate a incêndios, no passado fim de semana, na Festa do Desporto, serviram para abrir o “apetite”, o programa que está previsto para o Dia da Base Aberta, amanhã, domingo, dia 18, vão deixar qualquer visitante da Base Aérea de Monte Real (BA5) de “barriga cheia”.
As portas abrem das 10 às 17 horas e a entrada decorre de forma apeada. Ao longo do recinto é possível visitar várias exposições estáticas de aeronaves, com destaque particular para o caça F16 (armamento, manutenção, targeting pod e manobração de superfícies de voo), assistir a demonstrações cinotécnicas (11h15 e 14 horas), tiro tático (air soft), extintores, mas também participar em ações de mini-recruta, conhecer a missão da Força Aérea através dos centros de recrutamento ou visitar várias viaturas presentes na avenida elétrica.
Há ainda zonas de sustentabilidade ambiental, fun zone, restauração e simuladores de voo e realidade virtual.
As primeiras aeronaves levantam pelas 10h45 e vão animar e soar junto à pista durante todo o dia, com destaque para os F16 nacionais e dinamarqueses. Já os tão desejados batismos de voo, num C-130H, têm inscrições disponíveis logo de manhã e voam a partir da hora de almoço.
A entrada é gratuita e a organização recomenda a utilização dos parques de estacionamento devidamente identificados nas imediações da Base.
O acesso por estrada junto à BA5 estará condicionado a partir das 8h30, podendo apenas ser feito por via pedonal, de bicicleta, de moto ou para mobilidade reduzida, estando sinalizados os desvios existentes.
Com o apoio das Câmaras de Leiria e da Marinha Grande, há autocarros a efetuar a ligação, de forma gratuita, entre os parques de Monte Redondo, Monte Real, Amor e Marinha Grande. Consulte aqui os parques disponíveis.