O preço médio do gás engarrafado em Leiria está entre os mais elevados do país, enquanto o preço do gasóleo e da gasolina está ligeiramente abaixo da média.
De acordo com o mais recente Boletim do Mercado de Combustíveis e GPL, publicado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), referente à situação vivida em agosto, Leiria está entre os distritos com os preços médios mais elevados no que se refere à garrafa de GPL (butano e propano).
“As maiores diferenças face aos preços médios nacionais são observadas em Setúbal, Leiria e Évora. Os distritos de Beja, Faro, Lisboa e Santarém também apresentam preços de GPL engarrafado mais elevados que o preço médio nacional”, aponta do documento.
Na prática, em Leiria o gás engarrafado GPL butano apresentou, em agosto, um valor médio 2,6% acima da média nacional, sendo 2,5% superior à média no caso do GPL propano.
Ao invés, Braga, Viseu, Vila Real e Viana do Castelo estão entre os distritos que apresentam os preços de GPL engarrafado mais baixos, refere o boletim da ERSE que salienta que na “maioria dos distritos, a diferença face aos preços médios nacionais das garrafas de GPL é inferior a um euro”.
Gasóleo e gasolina perto da média do país
No que se refere aos preços médios de gasolinas 95 e gasóleos simples no distrito de Leiria, o Boletim do Mercado de Combustíveis e GPL revela que estão praticamente em linha com a média nacional (com 0,1% abaixo da média no caso da gasolina e -0,2% no caso do gasóleo).
A diferença de valor “entre o preço médio nacional e o preço médio nos distritos portugueses para a gasolina simples 95 e gasóleo simples é genericamente mais elevada nos distritos de Faro, Bragança e Beja. Também os distritos de Vila Real e Lisboa apresentam preços elevados face à média nacional. Castelo Branco, Braga e Santarém são os distritos que apresentam combustíveis rodoviários (gasolina e gasóleo) mais baratos, em Portugal Continental”, refere o boletim.
O documento refere ainda que, a nível nacional, “o consumo em agosto de 2022 foi 14,8% superior (+97,60 kton) ao período homólogo de 2021, com um aumento muito significativo no consumo de ‘jet’ (+58,8%) [combustível para aeronaves]”.
O consumo de gasolina e de gasóleo também registou um aumento, de 9,3% e 7,3%, respetivamente, enquanto o de gás de petróleo liquefeito (GPL) diminuiu 5,5%, naquele período.
O consumo verificado no mês em análise foi idêntico ao período homólogo pré-pandémico de 2019 (-0,6 kton), com um aumento no consumo de gasolina (+1,0%), ‘jet (+1,0%) e gasóleo (+0,4%), com apenas o GPL a diminuir 14,6%.
Face a julho, os consumos globais aumentaram 89,8 kton, representando uma subida de 13,5%, com a gasolina a registar um acréscimo de 19,6%, o gasóleo de 17,7%, o GPL de 5,6% e o ‘jet’ de 1%.
Já quanto aos preços médios de venda ao público do gasóleo e da gasolina, em agosto, registaram-se diminuições de 7,5% e 8,7%, respetivamente, face ao mês anterior, para 1,855 e 1,876 euros por litro, respetivamente, em linha com o comportamento dos mercados internacionais.
Com Lusa