A recuperação e reflorestação de duas matas nacionais leva Duarte Cordeiro, ministro do Ambiente e da Ação Climática à Lagoa de Ervedeira, em Leiria.
A deslocação do governante coincide com a passagem de cinco anos sobre os fogos que, a 15 de outubro de 2017, devastaram boa parte da faixa florestal litoral. Duarte Cordeiro é esperado pelas 9h30 deste sábado, dia 15, junto à lagoa situada na freguesia do Coimbrão para presidir à assinatura de protocolos com as câmaras de Leiria, Marinha Grande e Pombal.
Em concreto, a sessão destina-se à assinatura de um protocolo de colaboração para ações de reflorestação nas Matas Nacionais de Leiria e do Urso, a celebrar entre o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), os municípios de Leiria, Marinha Grande e Pombal e ainda a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria.
Esta parceria visa “incrementar ações e projetos para a recuperação da Mata Nacional de Leiria e na Mata Nacional do Urso, através do desenvolvimento de ações de restauro ecológico, requalificação de espaços e de reflorestação, envolvendo, em algumas ações, a comunidade através de campanhas de voluntariado”, aponta nota do município da Marinha Grande.
Para além da assinatura do protocolo, o ministro estará ainda na Mata Nacional de Leiria. Duarte Cordeiro visita o ponto de Vigia da Crastinha e visitará intervenções de recuperação da floresta.