O projeto e o lançamento do concurso para a construção de uma ciclovia com cerca de 1,1 quilómetros na EN 109-9, entre o centro da vila de Monte Redondo e o lugar de Aroeira, concelho de Leiria, foram aprovados na reunião de Câmara de segunda-feira.
A empreitada, orçada em cerca de 745 mil euros (valor base do concurso), tem um prazo estimado de execução de nove meses (270 dias).
O projeto prevê a criação de uma via partilhada para bicicletas e peões com início após a linha da ferrovia, junto ao Colégio Dr. Luís Pereira da Costa, até ao pontão da Aroeira, numa extensão de 1.090 metros, refere a autarquia em comunicado.
Está ainda prevista a construção de passadiços em madeira de pinho numa parte do traçado, “onde as características topográficas do terreno, nomeadamente os cursos de água e as zonas de cheias, não permitem outro tipo de construção”, acrescenta.
Já junto à escola e à passagem pedonal ferroviária, o projeto contempla a criação de acessos a pessoas com mobilidade reduzida com “intervenção pontual” na faixa de rodagem, além do reposicionamento do monumento aos Combatentes do Ultramar e do mobiliário urbano, reformulação da escadaria do fontanário e lavadouro, criação de duas novas passadeiras, reconstrução de muros e recolocação de marcos de quilómetro, de bocas de incêndios, de caixas de visitas da rede de saneamento e das bases dos resíduos sólidos urbanos.
O município refere ainda que serão requalificados os acessos particulares com ligação à EN 109-9, nomeadamente os locais de encaminhamento das águas pluviais.
jose disse:
Vão pela estrada sendo também condutores de automóveis. É a cultura que temos. As multas deviam ser aplicadas. Só assim aprenderiam.