O projeto Gira Comigo, que envolve a população do Bairro Social da Cova das Faias, culmina na quarta-feira, dia 23 de novembro, com um evento final no Museu de Leiria.
Promovido pela InPulsar, Gira Comigo contribui para a inclusão social das crianças, jovens e adultos ciganos. Esse processo acontece “através de oficinas para o desenvolvimento de competências sócio emocionais, a mobilização de saberes e costumes da cultura cigana e a dinamização de espaços de participação cívica”, avança a associação.
Gira Comigo iniciou em junho de 2021 e foi orientado para 40 crianças, jovens e adultos, residentes no Bairro Social Cova das Faias, na União de Freguesias Santa Eufémia e Boavista, com intenção é “aumentar o seu sucesso escolar e profissional, fomentar uma maior participação na comunidade maioritária e reduzir o estigma associado às comunidades ciganas”.
Este momento final do projeto, que começa às 14 horas, compreende a conferência “Conhece-me antes de me odiares”, sobre factos e mitos sobre cultura cigana, a apresentação dos resultados e um momento cultural.