Alexandra Reis, natural de Leiria, foi nomeada secretária de Estado do Tesouro, devendo tomar posse na sexta-feira, às 12 horas, no Palácio de Belém.
A nova responsável sucede no cargo a João Nuno Mendes, que passa a ser secretário de Estado das Finanças no âmbito da mais recente remodelação do Governo.
Alexandra Margarida Vieira Reis, de 48 anos, é licenciada em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações, pela Universidade de Aveiro, e possui um Executive MBA pela AESE Business School.
Com forte experiência nos sectores das Tecnologias e Comunicações, Energia e Aviação, é, desde junho de 2022, presidente do conselho de administração da Navegação Aérea de Portugal – NAV Portugal e foi membro da comissão executiva e da administração da TAP e Portugália, entre fevereiro e junho deste ano.
Também até junho deste ano, liderou a administração da Catering de Portugal e foi vogal não executiva da administração da UCS – Cuidados Integrados de Saúde, do grupo TAP.
A leiriense trabalhou na área de Tecnologias e Comunicações, na Alcatel Portugal, Lucent Technologies, e, em 2002, no Grupo Portugal Telecom, como responsável das Compras Telco da VIVO, principal operador móvel do Brasil.
No plano letivo, Alexandra Reis é professora convidada da Porto Business School e Senior Teaching Fellow na AESE Business School.
A nomeação surge no âmbito da exoneração dos secretários de Estado Adjunto do primeiro-ministro, do Turismo, Comércio e Serviços e da Economia e das mudanças efetuadas na equipa do ministro das Finanças, Fernando Medina.
Nuno Félix assume a Secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais, substituindo António Mendonça Mendes que vai desempenhar as funções de secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro.
Já no Ministério da Economia e do Mar, Pedro Cilínio substitui João Neves como secretário de Estado da Economia, e Nuno Fazenda é o novo secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, cargo até aqui desempenhado por Rita Marques.
Com Lusa