Mais de uma centena de ciclistas são esperados amanhã, domingo, dia 4, a partir das 9 horas, no largo do Papa, em Leiria, para levar a cabo o projeto “Mochila às costas”.
A ideia foi desenvolvida, nos últimos meses, por praticantes amadores de btt da região que, de forma voluntária, vão entregar bens alimentares e/ou bens de higiene pessoal, a quatro instituições de Leiria.
A ideia surgiu, em dezembro do ano passado, quando Agostinho Rodrigues, praticante de btt há nove anos, assistia ao jogo de futebol do Bétis – Real Sociedad, da Liga Espanhola, onde o público tem a tradição, no período natalício, de lançar peluches das bancadas para o relvado, para oferecer a crianças.
“Pensei em fazer alguma coisa para ajudar quem precisa e partilhei a ideia com alguns amigos do btt. Juntámos vários contributos e formámos um grupo, o “Mochila às costas”, que tem página no Facebook”, conta, o “mentor” da iniciativa.
Atualmente, o grupo conta com mais de 200 membros, de toda a região – Memória, Marrazes, Leiria, Arrimal, Albergaria dos Doze, … – e é bem possível que amanhã mais pessoas se juntem à iniciativa solidária.
Os voluntários, na bicicleta onde habitualmente cumprem os seus passeios de btt, vão levar numa só mochila, que conseguirem transporta, o número de bens que adquiriram ou compraram.
“O objetivo é cada qual levar a sua mochila. Se, por ventura, existirem mais bens do que espaço nas mochilas, serão entregues também às instituições, mas num outro momento. No dia da iniciativa, o objetivo é cada qual trazer a sua mochila, com bens, e entregar”, explica Agostinho Rodrigues.
Os bens alimentares devem ser preferencialmente perecíveis, enquanto os artigos de higiene pessoal são dirigidos a crianças, jovens mas também adultos (champôs, cremes, perfumes, desodorizantes, pensos higiénicos, pasta de dentes, cremes para a barba,etc).
As quatro instituições beneficiárias são a Oásis Leiria, Colégio D. Dinis – Internato Masculino, Lar de Santa Isabel e Centro de Acolhimento de Leiria.
A concentração tem início às 8h30, no largo do Papa, junto à rodoviária, em Leiria, com partida agendada para as 10 horas. Após a passagem pelas quatro instituições, o final da iniciativa acontece no ponto de partida.