Dinamizar o comércio local, incentivar a compra nos estabelecimentos comerciais e apoiar as famílias são os objetivos da campanha “Marinha Natal 2022 – Famílias ao Centro”, promovido pela Câmara da Marinha Grande e a ACIMG – Associação Comercial e Industrial da Marinha Grande.
Para a concretização do projeto, que vai decorrer entre 5 de dezembro de 2022 e 8 de janeiro de 2023, e que mereceu uma atribuição por parte da autarquia à ACIMG no valor de 35 mil euros, os marinhenses podem participar de duas formas: através de um sorteio de 300 cupões de 100 euros cada, para serem descontados nos estabelecimentos aderentes, no valor total de 30 mil euros; ou pela distinção das cinco melhores montras dos estabelecimentos comerciais do concelho.
Segundo o comunicado da autarquia, por cada 10 euros de compras nos estabelecimentos aderentes (devidamente identificados), o cliente vai receber um cupão de participação, que o habilitará a um prémio de 100 euros (distribuído em vales de 20 euros), para desconto nos estabelecimentos aderentes à escolha dos vencedores.
Os cupões devidamente preenchidos, entregues pelos estabelecimentos aderentes aos clientes durante a campanha, serão colocados numa tômbola. Serão realizados três sorteios públicos para premiar 100 cupões cada, nos dias 16 e 22 de dezembro de 2022 e 13 de janeiro de 2023, às 16h00, no auditório do Edifício da Resinagem. Os vales podem ser descontados nos estabelecimentos até final de fevereiro.
O projeto prevê ainda um concurso de montras, “destinado a incentivar os comerciantes a embelezar as suas montras, tornando-as mais apelativas e estimulando as compras no comércio tradicional” da Marinha Grande.
As montras serão apreciadas por um júri, com base nos critérios de criatividade, iluminação, materiais sustentáveis, tema do concurso, entre outros.