Francisco Félix, professor de Biologia e Geologia da Escola Secundária de Peniche, viu ser-lhe atribuída, no passado dia 14 de dezembro, a distinção de “Professor do Ano” pela Comissão Editorial da Casa das Ciências.
O título surge “em reconhecimento do seu mérito como docente do ensino básico ou secundário e da sua disponibilidade de partilhar a sua experiência com os colegas”, refere a instituição na sua página online. Para isso contribuíram os testemunhos recolhidos junto dos seus pares e de outras entidades, bem como as várias distinções que tem recebido ao longo da carreira.
Natural de Peniche, Francisco Félix, de 63 anos, é um apaixonado pela geologia da terra onde nasceu e trabalha, tem contribuído para o estudo daquele território, nomeadamente através da sua tese de mestrado intitulada “A Geologia do Concelho de Peniche: património natural, recursos pedagógicos e valor cultural”. Mas não só. É um “divulgador acérrimo do património da sua terra”, escreve a Casa das Ciências. Tem participado em inúmeros encontros educacionais e científicos e possui mais de uma dezena de artigos científicos e livros publicados. Colaborou em projetos de investigação envolvendo a Geologia de Peniche, integrando equipas do Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra e do Departamento de Paleontologia da Universidad Complutense de Madrid.
Integra o Conselho Científico da AGEO — Associação Geoparque Oeste, sendo ainda sócio fundador e presidente do Conselho Diretivo da Associação Arméria — Movimento Ambientalista de Peniche.
Professor desde que se licenciou em Ensino de Biologia e Geologia, em 1984, na escola onde tem lecionado desempenhou praticamente todos os cargos associados ao desempenho dessa atividade, além de ter assumido o lugar de coordenador dos programas Eco-Escolas (2016—2022) e Escola Azul (2018—2022), sendo fundador e responsável pelo Clube Ecológico O Airinho (1993—2004). Em 2022, recebeu um Louvor de Mérito atribuído pelo Conselho Pedagógico da Escola Secundária de Peniche, pelo excelente trabalho de coordenação, colaboração e divulgação de atividades desenvolvidas no âmbito do ambiente.
Francisco Félix colabora ainda com a Câmara Municipal de Peniche na divulgação do património do concelho. Em 2019, foi galardoado com o prémio Profissional do Ano, pelo Rotary Clube de Peniche, prémio associado à investigação, preservação e divulgação do Património Natural de Peniche, pelo trabalho desenvolvido em prol do património do concelho. Nesse mesmo ano, a Câmara Municipal atribuiu-lhe a Medalha de Mérito Municipal de Dedicação.
Amante da fotografia, possui centenas de trabalhos, dos quais mais de uma centena publicados no Banco de Imagens da Casa das Ciências, tendo recebido por diversas vezes distinções sobre essa atividade. Em 2018, recebeu o Prémio de Distinção, em 2019, o Prémio de Mérito e, em 2021, o Prémio de Excelência, sempre na categoria de Fotografia Educativa.
Participou em várias exposições, sendo de destacar a exposição de fotografia Superfícies, texturas e pavimentos na orla costeira de Peniche, a exposição “Fragmentos da Geologia de Peniche — uma perspetiva estética”.