Adriana Progranó e João Gabriel, diplomados da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR), do Politécnico de Leiria, estão entre os vencedores do primeiro concurso Caixa para Jovens Artistas 2022, promovido pela Caixa Geral de Depósitos (CGD).
As obras dos dois jovens integram agora a coleção de arte contemporânea da CGD, que “espelha uma contemporaneidade abrangente e inclusiva” e abre cada vez mais portas às gerações mais novas, refere o Politécnico de Leiria em comunicado, explicando que o concurso tem como objetivo “estimular a jovem produção artística nas artes visuais”.
Adriana Proganó e João Gabriel frequentaram a licenciatura e o mestrado em Artes Plásticas, sendo que Adriana Proganó terminou os estudos em 2019 e João Gabriel em 2016. Adriana Proganó venceu também em outubro passado a 14ª edição do Prémio EDP Novos Artistas.
Além dos dois ex-alunos do Politécnico de Leiria, o concurso premiou outros quatro jovens artistas, com idades compreendidas entre 25 e 35 anos, adquirindo assim um total de seis obras para a coleção da CGD, num valor de 48 mil euros.
As candidaturas ao concurso Caixa para Jovens Artistas 2022 decorreram entre julho e setembro do ano passado. Os vencedores foram selecionados pela Comissão de Aquisição da Coleção da CGD, constituída por Emília Rui Vilar, presidente da comissão, Maria da Graça Carmona e Costa, presidente da Fundação Carmona e Costa, Isabel Carlos, curadora e crítica de arte, Raquel Henriques da Silva, historiadora de arte e coordenadora do Instituto de História de Arte e Delfim Sardo, curador e administrador do Centro Cultural de Belém.
Virk disse:
Nada contra mas não há outro tema além da homossexualidade?