A têxtil Albano Morgado, de Castanheira de Pera, é a única empresa da região de Leiria presente na “The London Textile Fair” [A Feira Têxtil de Londres], que começou esta terça-feira, dia 10, com a presença de 13 empresas portuguesas.
A empresa de lanifícios, que produz e comercializa tecidos cardados e penteados em lã e em misturas com lã, foi fundada em 1927 pela mão de Albano Antunes Morgado. Integra a comitiva “From Portugal”, que inclui ainda a 6Dias Têxteis, Fitecom, Lemar, LMA, Magma Têxtil, MGL-TMG, Troficolor e Vilarinho, localizadas sobretudo no norte do país.
A estas insígnias juntam-se a Adalberto Estampados, Paulo de Oliveira, Penteadora e Blomati by Carvema, que também marcam presença até quarta-feira, dia 11, data de encerramento do certame”.
A participação das Pequenas e Médias Empresas (PME) portuguesas é uma iniciativa da Selectiva Moda e da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP), que visa “promover a internacionalização das empresas nacionais da área do sector Têxtil”.
Esta feira está incluída no projeto “From Portugal”, no âmbito da candidatura apresentada projetos conjuntos de internacionalização do programa Portugal 2030.
A “The London Textile Fair”, que decorre no Business Design Center, intitula-se a maior feira do sector no Reino Unido, apresentando tecidos da moda, acessórios, design de estampas e roupas vintage, de coleções de 500 expositores internacionais. Acontece duas vezes por ano, em janeiro e setembro, sendo uma das maiores da Europa.