A iniciativa “O Grande Plano – Conversas Fotográficas” está de regresso à livraria Arquivo, em Leiria, e o convidado da sessão desta sexta-feira é o fotojornalista freelancer Enric Vives-Rubio.
Enric Vives-Rubio irá estar à conversa às 18h30 com o fotojornalista leiriense Ricardo Graça e irá apresentar o seu livro “Confins”, que reúne imagens captadas durante a pandemia, nos meses de fevereiro e março de 2021. A entrada é gratuita.
O projeto fotográfico, lê-se em sinopse, surge da reflexão sobre o território e o confinamento, sobre as fronteiras, os limites, as restrições, a solidão e o vazio. Durante aqueles meses, Enric Vives-Rubio percorreu a pé os limites de Lisboa, tentando “caminhar na linha que separa a capital do resto dos concelhos limítrofes”. Encontrou “pequenas florestas, caminhos de terra, muros recém‑construídos, muralhas antigas e, claro, o rio Tejo”: detalhes que captou com a objetiva.
As imagens, de locais e também de pessoas, foram reunidas no livro “Confins” que conta igualmente com texto.
Enric Vives-Rubio vive em Lisboa desde 2004, estudou fotografia em Catalunha e fez uma pós-graduação em Fotojornalismo, em Barcelona. Estagiou nos jornais O Independente e Público e começou a trabalhar no Correio da Manhã. Foi fotojornalista no Público durante 11 anos, terminando essa etapa em 2017.
Atualmente trabalha como freelancer, colaborando em vários projetos culturais, tais como a Orquestra Sem Fronteiras. Ao longo da carreira, ganhou vários prémios fotográficos, nomeadamente o Prémio Gazeta de Fotografia de 2017, com uma fotografia dos 400 carros incendiados no Festival Andanças.