A Câmara de Leiria vai disponibilizar cobertores e sacos-cama a pessoas em situação de sem-abrigo, na sequência da previsão de descida significativa da temperatura nos próximos dias, disse hoje à agência Lusa a vereadora Ana Valentim.
“Vão ser disponibilizados cobertores e sacos-cama através dos Bombeiros Sapadores”, afirmou Ana Valentim, referindo que, “presentemente, estão identificadas 20 pessoas, a residir, essencialmente, em casas abandonadas”.
A autarca, que tem, entre outros, os pelouros do Desenvolvimento Social e da Habitação, disse que o número de pessoas em situação de sem-abrigo “não aumentou significativamente” e que “esta população é muito oscilante”.
Em janeiro de 2021, eram 16 as pessoas nesta situação a viver em Leiria.
Ana Valentim declarou que o município de Leiria, desde 2019, tem “em funcionamento o projeto ‘Housing First’ em parceira com a InPulsar, que possui o objetivo de inserir socialmente as pessoas em situação de sem-abrigo, através de uma resposta habitacional”.
Este projeto está a ser financiado pela Câmara, empresa Lusiaves e Segurança Social.
“Por outro lado, foi implementado o Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo constituído por uma rede de parceiros que, dentro de várias áreas, procura dar resposta à integração efetiva destas pessoas, seja na área da saúde, emprego e formação profissional”, acrescentou a vereadora.