O volume número 12 da obras “Anais Leirienses – estudos & documentos” é lançado este sábado, dia 28, às 16 horas, no Museu do Vinho de Alcobaça, numa sessão apresentada pelo coordenador científico da obra, Saul António Gomes.
Editado pela Hora de Ler, o novo volume conta com 488 páginas sobre temas do distrito de Leiria, nomeadamente quatro estudos relativos ao concelho de Alcobaça: “Acerca dos pelourinhos da vila de Alcobaça”, de Mário Rui Simões Rodrigues; “Alcobaça, momentos do Mosteiro e da Vila: o Asilo de Mendicidade de Lisboa em Alcobaça”, de Rui Rasquilho; “A Rainha Isabel II em Alcobaça (1957)”, de Fleming de Oliveira; e “Museu do Vinho de Alcobaça: uma visita guiada”, de António Valério Maduro e Alberto Guerreiro.
O livro contempla ainda as seguintes publicações: “Os contratos das sisas de 1527-1528 dos antigos concelhos do Norte do Distrito de Leiria”, de Saul António Gomes; “Fábricas de vidros, fornos e vidreiros em Portugal: relação por ordem cronológica da sua fundação ou do conhecimento da sua existência”, de Luís Neto; “Pisões, Azenhas e Moinhos na bacia hidrográfica do rio Lis”, de Ricardo Charters-d’Azevedo; “A revolta da Azoia (Leiria) – um núcleo da intentona monárquica de 1912”, de Carlos Fernandes; “Polémicas políticas no concelho de Ansião na Primeira República”, de Manuel Augusto Dias; ou “A cerâmica no ‘Estado Novo’ ao serviço de um ideário”, de Aires B. Henriques.
Constam também na obra textos de homenagem a Adriano Monteiro e Fernando Miguel Bernardes.
O lançamento do 12º. volume de “Anais Leirienses” inclui uma visita guiada ao Museu do Vinho de Alcobaça. A participação é gratuita.