O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR) entregou a bandeira verde de “Autarquia Familiarmente Responsável” a quatro concelhos do distrito de Leiria, pelas suas “práticas em matéria de responsabilidade familiar para as famílias em geral”.
As câmaras de Leiria e Pombal já levam mais de três anos consecutivos a receber esta distinção, enquanto os municípios de Alvaiázere e Porto de Mós ostentam a bandeira há menos tempo. Em qualquer caso, foram agora premiadas.
Este ano foram entregues 95 bandeiras verdes em todo o país, um número que evoluiu 13% face às 84 entidades premiadas o ano passado, e 145 aderiram ao projeto.
No evento de entrega dos galardões, em Coimbra, quinta-feira, dia 26, foi anunciada uma nova distinção a partir de 2023, das três medidas mais inovadoras implementadas nos municípios nacionais nos últimos três anos.
A cerimónia foram também entregues os diplomas aos 56 municípios portugueses que integram a Rede Europeia das Autarquias Amigas da Família e que ficam integrados numa na base de dados com acesso a um conjunto de informações exclusivas de boas práticas a nível europeu.
O OAFR foi criado em 2008 pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas e “tem como principais objetivos acompanhar, galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de responsabilidade familiar para as famílias em geral”.