O Dia da Liberdade de Informação, que hoje se assinala, celebra o direito fundamental de acesso à informação por parte dos cidadãos.
A liberdade de informação é um dos pilares da democracia, pois permite que os cidadãos tenham acesso às informações que são relevantes para a tomada de decisões e para o controle das ações do governo. É através da liberdade de informação que os cidadãos podem saber o que se passa à sua volta, no mundo e, não menos relevante, escrutinar os poderes.
Em dezembro, o Região de Leiria publicou um artigo que refletia sobre o facto de vivermos tempos de proliferação de notícias falsas, desinformação e novas plataformas de comunicação. A questão do artigo publicado a 14 de Dezembro, no Dia Nacional de Imprensa, era, precisamente, que espaço sobraria para esta atividade.
Na altura, o artigo foi publicado como resultado da audição de vários atores desta atividade: jornalistas, académicos, investigadores, representantes sindicais e de proprietários de órgãos de informação.
A riqueza e diversidade das opiniões e reflexões então partilhadas, motivam-nos a voltar a elas, publicando, desta feita, na íntegra, as entrevistas então realizadas. É uma oportunidade de celebrar a liberdade de informar e, mais ainda, informar com maior detalhe sobre várias abordagens a uma questão que a todos nos interpela: o jornalismo é uma ferramenta essencial para a liberdade da informação, o que podemos fazer com ela no nosso mundo contemporâneo?
Há várias respostas que podem ser conferidas nas entrevistas que se seguem, por ordem alfabética dos nossos interlocutores.