O projeto “A Música Dá Trabalho”, da Omnichord Records, chega hoje a Alcobaça para ensinar a estudantes do ensino secundário quem faz o quê antes da música chegar aos nossos ouvidos.
Durante a atividade, os alunos vão poder ver como se prepara um concerto e após a montagem do espetáculo haverá espaço para colocação de dúvidas sobre as profissões envolvidas ao mundo da música. No final, os estudantes são convidados a assistir a um showcase.
A primeira sessão em Alcobaça acontece hoje, dia 23, na Escola Básica e Secundária de São Martinho do Porto. Depois, no dia 27, o projeto chega ao Externato Cooperativo da Benedita, e no dia 20 de abril à Escola Secundária D. Inês de Castro.
Todos os alunos vão receber ainda um exemplar do livro “A Música dá Trabalho”, com textos de Patrícia Martins e Hugo Ferreira e ilustrações de Diogo Monteiro (Tenório), que refletem profissões ou funções ligadas à indústria da música. Da técnica de luz à gestora de redes sociais, da engenheira de som ao assistente de palco, da compositora ao agente, são 22 personagens que guiam os alunos na descoberta de quem faz o quê antes da música lhes chegar aos ouvidos.
Esta iniciativa resulta da candidatura “Movimentos Alternativos para Práticas Artísticas” da Omnichord Records (CCER Mais) à Direção-Geral das Artes.