O Microsoft Office é actualmente uma das ferramentas mais utilizadas no mercado, tendo já anunciado o lançamento da sua nova versão Office 2010. Esta apresentará uma versão limitada mas gratuita para ser utilizada através do browser.
O anúncio da disponibilização desta versão online passa pela estratégia de concorrer com as diversas alternativas
gratuitas existentes no mercado.
Um dos maiores concorrentes do Microsoft Office é sem dúvida o OpenOffice. Para além de gratuito, os seus documentos são compatíveis com os do Microsoft, disponibilizando uma interface semelhante às usadas nas aplicações Microsoft. O OppenOffice está disponível para plataformas Windows, Linux e MacOS, sendo composto pelo Writer (processador de texto), Calc (folha de cálculo), Impress (apresentações multimédia), Base (base de dados) e o Draw
(desenho 3D).
Outro concorrente das duas distribuições referidas é o Lotus Symphony, da IBM, com versões gratuitas para
Windows e Linux. O Symphony é constituído pelo Documents (texto), Spreadsheets (folha de cálculo) e o Presentations (apresentações multimédia).
Para além das ferramentas mencionadas, o Google Docs e o ThinkFree disponibilizam online ferramentas que permitem criar e manipular documentos de texto, folhas de cálculo e apresentações.
Sílvio Bernardes
(licenciado em Engenharia Informática)
http://tecnovidades.pt.vu