As regras descritas num livro digital da autoria do docente da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), do Politécnico de Leiria, José Amoroso, servem de base à primeira edição do Campeonato do Mundo de Ultimate em Cadeira de Rodas, que decorre em Lignano Sabbiadoro, Itália.
O evento, que defende o fair-play e o espírito de jogo, será disputado, entre 28 de setembro a 1 de outubro, por seis seleções nacionais e quatro dezenas de atletas.
Em dezembro de 2021, a World Flying Disc Federation (WFDF) lançou a primeira edição do e-book “Flying Disc Parasport Wheelchair Ultimate”, de José Amoroso, adaptada a praticantes em cadeira de rodas.
O documento, que chegou a mais de uma centena de federações nacionais do mundo, resulta de diversos estudos e serve como incentivo para a promoção do desporto adaptado, nomeadamente o ultimate frisbee, praticado em cadeira de rodas.
“Como o evento será realizado em conjunto com os jogos de praia italianos, temos a certeza de que podemos gerar muito interesse por parte dos espetadores de praia para o nosso evento em cadeira de rodas”, refere o presidente da WFDF, Robert “Nob” Rauch.
“Ajudará a criar uma atmosfera única para os atletas, irá integrar o nosso evento num contexto desportivo mais amplo, e irá contribuir na promoção dos desportos adaptados em geral”, adianta.
Por sua vez, José Amoroso considera que “é com muito orgulho que, depois de um manual de Ultimate e Desportos de Disco direcionado para profissionais de educação física, escrito em português em 2019 e traduzido para inglês em 2020 com a chancela da WFDF, temos esta oportunidade”.
“Ter outro livro que servirá de base ao primeiro campeonato do mundo em cadeira de rodas é um reconhecimento que me motiva a quer fazer mais e melhor”, conclui.