Um mundo de possibilidades criativas abre-se a produtores, compositores, teclistas, dj e outros profissionais da música com o produto que a Sound Particles acaba de lançar.
A tecnológica de Leiria criou o primeiro sintetizador 3D – o SkyDust3D – permitindo que desde o início do processo criativo se explorem todas as possibilidades de som estéreo e espacial, com “uma variedade de funcionalidades de última geração e uma interface de fácil utilização”, explica a empresa em nota à imprensa.
O software foi dado a experimentar ao conhecido compositor e instrumentista Jean-Michel Jarre. Na mesma nota, a tecnológica cita o artista que assumiu estar perante algo revolucionário por que aguardava há muito tempo: “o primeiro instrumento musical para som imersivo”.
Jean-Michel Jarre admite que o SkyDust3D vem alterar as regras do jogo, algo que que o próprio Nuno Fonseca, CEO da Sound Particles, também sublinha: “Este sintetizador não mudará apenas a forma como a música é criada, mas também fornecerá aos artistas um novo mundo de possibilidades criativas. Acreditamos que se trata de um momento decisivo na evolução da tecnologia musical e estamos orgulhosos em escrever um novo capítulo da História”.
O SkyDust3D está disponível desde ontem, 12 de abril, no website da Sound Particles. Até ao próximo dia 15, está também a ser mundialmente apresentado na NAMM Show, a maior feira mundial da indústria do áudio, na Califórnia, nos Estados Unidos da América.
Em fevereiro deste ano, Nuno Fonseca já tinha levantado um pouco o véu deste produto inovador da Sound Particles, no suplemento TICE que o REGIÃO DE LEIRIA publica anualmente.
Paralelamente ao sintetizador 3D, a empresa encontra-se a desbravar outros caminhos no domínio do som imersivo, depois de ter revolucionado a indústria do áudio e colocado o software de Leiria a ser utilizado por grandes companhias de videojogos e em grandes produções dos estúdios de Hollywood como o Dune, Game of Thrones, Frozen II, Star Wars 9 e o Gato das Botas.