Com cinco novas unidades locais de proteção civil (ULPC), já são 13 as freguesias do concelho de Leiria com equipas organizadas para intervir em situações de emergência de grande dimensão.
Na segunda-feira, foram apresentadas as unidades de Bidoeira de Cima, Caranguejeira, Milagres, de Santa Eufémia e Boa Vista e de Souto da Carpalhosa e Ortigosa, que se somam às de Amor, Arrabal, Bajouca, Coimbrão, Marrazes e Barosa, Monte Real e Carvide, Monte Redondo e Carreira e Regueira de Pontes.
No total, envolvem 170 voluntários que têm vindo a receber formação para atuar em caso de alerta, ações de prevenção ou resposta a acidentes graves e catástrofes. As ULPC são lideradas pelos presidentes de Junta e coordenadas pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, estando definido até final do ano um calendário de atividades que contempla ações de formação sobre comunicações, vigilância florestal, sensibilização, medidas de autoproteção, vagas de frio, cheias e inundações, assim como simulacros no âmbito do programa “Aldeia Segura, Pessoas Seguras” e um exercício municipal.
Na cerimónia, o vereador Luís Lopes destacou a importância das ULPC para a estratégia de proteção civil do concelho, assim como do envolvimento da comunidade e promoção de uma cultura de segurança, em particular num ano que se perfila com um elevado “índice de severidade meteorológica acumulada”, em que se preveem temperaturas “acima do normal” e precipitação “abaixo do normal”.