Uma equipa do ensino secundário do Agrupamento de Escolas de Pombal venceu uma das provas da BotOlympics23, uma maratona de programação que decorreu em Coimbra e em que os participantes têm de cumprir determinados objetivos.
Na prova destinada ao ensino secundário, designada “Bot’n Roll”, a equipa BotPombal, composta pelos alunos Eduardo Oliveira (9ºA), Leonardo Pinto (9ºF), Martim Martins (9ºD) e Samuel Mendes (9ºE), alcançou o primeiro lugar. Nas posições seguintes ficaram a CSTroll e a F++.
Na competição para alunos do 3º ciclo, denominada ISR, os representantes do Agrupamento de Escolas de Pombal Leonardo Matos (6ºG), Manuel Rodrigues (7ºA), Rafael Carreira (9ºE) e Duarte Freitas (6ºC), conseguiram obter o terceiro lugar com a formação Javascript. Em primeiro ficou a Mega-Bots e em segundo a Tech Ninjas.
A iniciativa é considerada a maior competição de robótica da zona centro e foi promovida, de 4 a 7 de maio, pela Universidade de Coimbra. Decorreu no Departamento de Engenharia e de Computadores, com exceção da final, que aconteceu na praça central do Alma Shopping.
O BotOlympics é “um evento educativo e formativo”, que decorre em “ambiente de ‘hackathon’ [maratona de programação], durante quatro dias, onde “os participantes têm de desenvolver formas de atingir os objetivos em cada uma das provas”.
O evento é composto por três secções, para diferentes estudantes, oriundos do norte ao sul do país: alunos do 3º ciclo (ISR), secundário (Bot’n Roll) e ensino superior (FCTUC).
Os alunos do Agrupamento de Escolas de Pombal foram acompanhados pelos professores Lino Simões e Renato Santos.