Fechar bem as portas e avisar as autoridades em caso de ausência de casa por vários dias. Estes são algumas das recomendações que, esta semana, PSP dirigiu à população da Marinha Grande. Em causa, a prevenção face ao recente aumento de furtos em residências.
A PSP emitiu um conjunto de conselhos à população da Marinha Grande, face ao facto de terem ocorrido vários furtos no interior de residências, no concelho. Numa nota divulgada a meio da semana, aos cidadãos, a PSP pede que verifiquem “se as portas principais dos prédios (de acesso ao ‘hall’ de entrada) se encontram sempre fechadas” e para que sempre que saírem fecharem portas e janelas.
A PSP aconselha ainda, entre outras recomendações, aos cidadãos, para que, quando se ausentarem de casa, por vários dias, informarem a PSP ou outra força de policial e evitarem “acumular correspondência na caixa do correio”. É ainda previdente evitar “deixar bilhetes na porta, janela ou caixa do correio, que possam indicar a sua ausência”, bem como, por exemplo, mudar as fechaduras quando se instalar numa nova residência que já tenha tido outros moradores.
“Pese embora estejam em curso diligências de investigação tendentes a suster o fenómeno e responsabilizar os seus autores, julgamos pertinente difundir alguns conselhos de segurança bem como medidas preventivas e proativas que possam evitar o cometimento de mais furtos e/ou ajudar a ação policial”, explicou a PSP na mesma nota.