Seis praias do distrito de Leiria garantiram este ano o selo Zero Poluição, uma distinção atribuída pela associação Zero às praias em que não foi detetada qualquer contaminação microbiológica nas análises efetuadas às águas balneares, ao longo das três últimas épocas balneares.
Face a 2022, o distrito apresenta no total menos duas praias Zero Poluição, sendo que Alcobaça mantém Água de Medeiros, Légua e Pedra do Ouro. Continuam também na lista Foz do Arelho – Mar, em Caldas da Rainha, Salgado, na Nazaré, e Vale de Janelas, em Óbidos.
Saíram da lista duas praias de Peniche, que tinham sido contempladas com o selo no ano passado: praias Baleal Sul e Baleal Campismo.
A nível nacional, foram consideradas Zero Poluição 54 praias, menos quatro em relação ao ano passado. Alcobaça está entre os concelhos com maior número de praias distinguidas.
A lista foi divulgada pela Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável esta terça-feira, na véspera do arranque da época balnear em 205 das 658 zonas balneares do país.
Também este ano, 31 praias da região de Leiria receberam a classificação “Qualidade de Ouro”, galardão da associação ambientalista Quercus que distingue a qualidade da água balnear das praias portuguesas.