Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Mercado

Centro Hospitalar de Leiria recebe apoio de 6,2 milhões para eficiência energética

Projeto será executado no Hospital de Santo André, em Leiria, no Hospital Distrital de Pombal e no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira.

Foto distante do exterior do edifício do hospital de Leiria
O Hospital de Santo André, em Leiria, é o que terá mais intervenções no âmbito destas candidaturas ao Plano de Recuperação e Resiliência Joaquim Dâmaso

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) recebeu apoio financeiro do Plano de Recuperação e Resiliência no valor de 6,2 milhões de euros para apostar na eficiência energética nas suas três unidades hospitalares.

Numa nota enviada à agência Lusa, o CHL adiantou que teve a aprovação das três candidaturas do projeto “Eficiência Energética dos Edifícios da Administração Pública Central”, que será executado no Hospital de Santo André, em Leiria, no Hospital Distrital de Pombal (HDP) e no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO).

“A aceitação das candidaturas ao Plano de Recuperação e Resiliência do Fundo Ambiental traduz-se num apoio financeiro de 6.227.417,79 euros, que corresponde à totalidade dos valores propostos, e o período de execução deste investimento tem um prazo máximo de 24 meses”.

Algumas das medidas são “transversais a todas as unidades hospitalares do CHL”, nomeadamente a instalação de um sistema solar fotovoltaico para autoconsumo e de um sistema solar térmico, a substituição de luminárias, a instalação de sensores de movimento e a substituição de torneiras, chuveiros e autoclismos.

O Hospital de Santo André terá mais intervenções, destacando-se a substituição das Unidades de Tratamento de Ar e do sistema de automação e a gestão técnica centralizada. Serão remodeladas as centrais de ar comprimido respirável, industrial e vácuo, e está prevista uma intervenção nos meios de elevação.

“Os projetos aprovados irão permitir a modernização das instalações técnicas do CHL (…). Consistem na materialização de medidas de eficiência energética e hídrica, nomeadamente na implementação de medidas no âmbito das energias renováveis e substituição de equipamentos por outros mais eficientes, com metas de poupança e retorno do investimento bem definidas com monitorização pós intervenção”, explicou o diretor do Serviço de Instalações e Equipamentos do CHL, Pedro Faria.

O presidente do conselho de administração do CHL, Licínio de Carvalho, adiantou que a “execução deste plano de eficiência energética em edifícios da administração pública central representa uma revolução no campo da utilização racional de energia e na eficiência hídrica, conforme candidatura aprovada pelo PRR do Fundo Ambiental, que financia a 100% os investimentos que já se começou a realizar”.

“Pretendemos levar a cabo todas as medidas propostas para o resultado final representar um centro hospitalar ambientalmente mais sustentável, eficiente e racional no uso da energia e dos recursos hídricos”, acrescentou Licínio de Carvalho.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados