Eles fazem o que parece impossível e deixam o difícil para o público: escolher entre ir até Ourém ver a dança e o malabarismo de “Life” em Ourém ou dar um salto a Regueira de Pontes para descobrir a comédia desportiva de “Gregarious”.
É verdade: na mesma a noite, à mesma hora, esta sexta-feira, 23 de junho, há duas propostas de circo contemporâneo internacional para ver na região: o Teatro Municipal de Ourém recebe a conceituada companhia Gandini Juggling, no âmbito da II Mostra Internacional de Circo Contemporâneo; o largo da Igreja de Regueira de Pontes, em Leiria, serve de palco para a Soon Circus Company, que viaja de Espanha até Portugal para atuar na segunda semana do festival Novos Ventos.
Em Ourém, a britânica Gandini Juggling mostra como seria se o bailarino e coreógrafo Merce Cunningham tivesse coreografado um espetáculo de malabarismo. A resposta é “Life”, onde se comprova que é possível criar algo totalmente novo e surpreendente, um romance entre o malabarismo e a dança, onde é possível identificar a essência da criação de Cunningham. Para descobrir a partir das 21h30 desta sexta-feira, com bilhetes a 7,5 euros (para maiores de 8 anos).
Já em Regueira de Pontes, “Gregarious” mostra o lado humano do desporto através de acrobacias e momentos cómicos entre dois artistas, mestres nas disciplinas circenses, que tanto colaboram como se desentendem. Uma aventura protagonistada por Nilas Kronlid e Manel Rosés, que já integraram várias companhias, entre elas o Cirque du Soleil. O espetáculo da Soon Circus no largo da Igreja de Regueira de Pontes começa às 21h30, é para todas as idades e tem entrada livre.