“Gostaria de saber por que motivo os edifícios que estão a ser, ou foram, recuperados no centro histórico de Leiria não “escondem” as caixas de ar condicionado. As caixas não se veem da praça, mas quando se vai à varanda do castelo, o que salta à vista são estas caixas. Não há uma solução para tornar estes topos de edifício mais enquadrados com os centros históricos?”
Pedro Santos
Leiria
Em resposta ao leitor, a autarquia de Leiria explica que “a colocação dos aparelhos de ar condicionado, de painéis solares ou outros equipamentos está regulamentado nos artigos 34.º e 35.º do Regulamento Municipal do Centro Histórico de Leiria, não podendo ser colocados em locais visíveis dos principais pontos de observação no espaço público, a não ser que estejam integrados na cobertura ou nos alçados”. “Na maior parte das vezes, esses equipamentos não integram o projeto de licenciamento, pelo que escapa ao controlo prévio”. Para corrigir esta lacuna, na última alteração do regulamento, passou a ser exigido que os elementos constem do projeto.
No caso apresentado, a Câmara de Leiria informa que se trata de “uma intervenção ilegal que irá ser objeto de correção, tendo já sido realizadas reuniões com o projetista e o dono de obra para esse efeito”. MG