Aí estão mais duas noites de verão embaladas pelos ritmos do festival jazzMATAzz na Mata dos Marrazes. Organizados pela União das Freguesias de Marrazes e Barosa, há quatro concertos ao ar livre, com entrada gratuita, para ver e ouvir alguns dos melhores valores nacionais.
Logo na primeira noite, sábado, 8 de julho, a partir das 21h30 sobem ao palco os Ignition, com Paulo Bernardino (clarinete baixo), Tomás Marques (saxofone), Manuel Rocha (guitarra) e Joel Madeira (bateria). A ignição faz-se da mistura de estilos, do jazz ao rock, com influência do funk, world music e free jazz.
Depois, a primeira noite de jazzMatazz completa-se com “Ascetica”, novo disco do contrabaixista Hugo Carvalhais que convida a um mergulho interior.
É com Carlos Bica Quarteto que abre a segunda noite do festival, domingo, dia 9. A partir das 21h30, o ensemble liderado pelo emblemático contrabaixista e compositor (na foto) aquece a noite na Mata, com uma formação que junta várias gerações: Mário Delgado (guitarra), João Guimarães (saxofone) e Eduardo Cardinho (vibrafone).
A fusão de estilos dos Troll’s Toy dá o tom para o encerramento do quinto jazzMATAzz, com Gabriel Neves (saxofone tenor), João Martins (bateria e percussão) e Jorge Loura (guitarra barítono). O projeto que nasceu de um delírio – e se Frank Zappa, Wayne Shorter, Richard Wagner e Egberto Gismonti se encontrassem num concerto dos Tool e formassem um trio? – traz na bagagem o mais recente disco, “Synesthesia”.