Foi infeliz a estreia da União de Leiria na casa nova: na Marinha Grande, cerca de duas mil pessoas assistiram à estreia da equipa com uma derrota por 1-2 frente à Académica, na primeira jornada da Liga 2011/2012.
A União de Leiria até foi para os balneários a vencer, com um golo de Bruno Moraes, de grande penalidade, depois de uma primeira parte em que deixou boas indicações, sobretudo o avançado Jô, um perigo permanente para a Académica nos primeiros 45 minutos.
Mas a equipa de Coimbra, que estreava novo técnico, Pedro Emanuel, reagiu bem ao golo de Moraes, marcado aos 26 minutos, e antes do intervalo até podia ter dado a volta ao marcador.
A reviravolta aconteceu no segundo tempo, com Danilo e Éder a aproveitarem erros defensivos da equipa da casa para fazer o 1-2. A União de Leiria voltou a falhar a vitória no arranque do campeonato. Só em 1999 e 2004 a equipa venceu na primeira jornada.
Para além do relvado, nas bancadas do Municipal da Marinha Grande houve um outro “jogo”, com as claques a trocarem mensagens.
A Frente Leiria apresentou uma faixa garantindo que “Capital do centro somos nós”, enquanto a Mancha Negra, afecta aos estudantes, homenageou o vereador do Desporto da Câmara de Leiria e presidente da Leirisport, que na polémica que levou à mudança da União de Leiria para a Marinha Grande terá assumido ser adepto da Académica: “António Martinho (Martin) em Coimbra reconhecemos os nossos”, lia-se na bancada.