São 73 os atletas que vão representar a equipa Portugal na 17.ª edição do Festival Olímpico da Juventude Europeia (FOJE), em Maribor, na Eslovénia, entre os dias 23 e 29 de julho. Quatro deles são da região de Leiria.
O maior evento multidisciplinar jovem da Europa recebe 3.600 atletas, com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos, de 48 países, com vista a futuras participações olímpicas. Na edição deste ano, a seleção nacional participa em dez das onze modalidades do programa desportivo. Constam ainda do programa desportivo as provas de basquetebol 3×3, btt e skateboarding.
A apresentação da Missão Portuguesa está marcada para hoje, sexta-feira, pelas 16 horas, na sede do Comité Olímpico de Portugal.
O central Gabriel Sequeira, jogador do Benfica e natural do concelho da Batalha, está desde o início da semana concentrado em comitiva na seleção de andebol.
A fase de grupos tem início no dia 24, com jogo frente à Croácia. No segundo dia de competição, o adversário será a Hungria, enquanto, a 26 de julho, o adversário será Montenegro. Depois do dia de descanso da competição, Portugal irá cruzar-se com uma seleção do grupo B, onde se encontram Alemanha, a anfitriã Eslovénia, Islândia e Noruega.
Da classificação final do grupo, os dois primeiros classificados disputarão as meias finais e final e os 3º e 4º classificados os jogos de atribuição do 5º ao 8º lugar respetivamente.
Após a participação no European Open, na Suécia, onde Portugal ficou classificado na sétima posição, os comandados de João Varejão participam no FOJE, onde em 2022 conquistaram a medalha de bronze, após vitória frente à organizadora Croácia.
Os restantes atletas da região vão competir em atletismo. Dos 16 atletas da equipa de atletismo, há três promessas da Juventude Vidigalense: Nuno Cordeiro, especialista em 800 metros, que foi medalha de bronze na edição de 2022; Denis Hrabar, em decatlo e estafeta medley, que também competiu no ano passado; e Eduardo Camarate faz os 5.000 metros marcha.
Na última edição do FOJE, em Banská Bystrica 2022, Portugal conquistou cinco medalhas – uma de prata e quatro de bronze – no atletismo, andebol e judo, igualando a melhor participação em 15 anos, desde Lignano Sabbiadoro 2005. Portugal participa no FOJE desde 1991 e conquistou 46 medalhas em 16 edições.