Os resultados foram conhecidos há instantes, quando a noite começa a cair em Chengdu, na China, onde são mais sete horas do que em Portugal. Eliana Bandeira, estudante-atleta de Leiria, conseguiu a medalha de prata no lançamento do peso nos Jogos Mundiais Universitários.
A leiriense, de 27 anos, estudante do Politécnico de Leiria, “agarrou” o segundo lugar no último lançamento, ao atingir a marca de 17,47 metros.
O primeiro ensaio foi nulo, tal como o terceiro, mas a atleta do Benfica manteve-se na segunda posição com arremessos de 16,73 metros e 17,10 metros. No quinto ensaio, foi ultrapassada pela atleta alemã, mas recuperou na última oportunidade, atingindo os 17,47 metros.
A vencedora da prova de lançamento do peso foi a chinesa Jiayuan Song, com 18,56 metros.
“Estou muito contente. É a minha primeira vez numa competição dessa dimensão e conseguir uma medalha é excelente”, declarou a atleta no final da competição, em comunicado da Federação Portuguesa de Atletismo. “Mas confesso que a performance ficou um pouco a desejar, em função da minha adaptação à temperatura. Mas é um enorme orgulho e satisfação que sinto, por conquistar esta medalha, subindo ao pódio com as cores e a bandeira de Portugal”, concluiu a atleta.
Os Jogos Mundiais Universitários continuam até 8 de agosto e há outros representantes da região em prova: Rúben Antunes compete sexta-feira no lançamento do martelo; António Saraiva foi o selecionador de judo, cuja prestação da equipa já terminou; e Celso Casinho é o técnico adjunto da seleção de basquetebol feminina.