O incêndio que deflagrou na tarde desta sexta-feira, 18 de agosto, na União de Freguesias de Matas e Cercal, em Ourém, entrou em fase de resolução às 20h40, de acordo com dados da Proteção Civil.
Segundo fonte do comando sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Médio Tejo, “ainda há muito rescaldo e consolidação a fazer”.
“Vamos ter grande parte dos meios empenhados durante a noite e o dia de amanhã. Nunca houve populações em risco”, acrescentou em declarações à Lusa.
O fogo teve uma frente ativa e consumiu uma zona de mato, que tem um “perímetro periurbano”.
O presidente da união de freguesias, Virgílio Dias, considerou, ao final da tarde de hoje, em declarações ao REGIÃO DE LEIRIA, que se estava a viver um “dia tremendamente difícil” e que o fogo esteve perto de habitações, embora não tenha causado danos.
De acordo com o autarca, as chamas lavram “numa zona que ainda não tinha ardido”, composta maioritariamente por pinheiros e eucaliptos. Este “é já o quarto incêndio este verão” que atinge esta zona do concelho de Ourém.
Inicialmente, este fogo foi atribuído à freguesia de Caranguejeira, no concelho de Leiria.
Às 22 horas, o incêndio, que deflagrou às 15h30 em Outeiro das Gameiras, mobilizava 305 operacionais, apoiados por 100 veículos.