É um clube tradicionalmente ligado ao futebol 11 e regressou na última temporada à I divisão distrital, mas nos últimos três meses, um grupo de amigos decidiu levar uma equipa do GD Monte Real à Taça Nacional de futebol de praia.
“Com atletas da casa e outros de fora e que nunca tinham praticado a modalidade”, “com o esforço e dedicação de todos os envolvidos”, a equipa chegou à meia final da Taça Nacional e garantiu o acesso direto ao Campeonato Nacional da modalidade na próxima época.
No último fim de semana, no estádio de praia, no Porto, além da formação de Monte Real, também o CR Pinheiros, da AFLeiria, participou na prova, caindo logo na primeira eliminatória.
Quanto ao GD Monte Real, beneficiou da isenção no primeiro sorteio, venceu nos quartos de final o GD Praia de Mira por 3-4, após prolongamento. A equipa esteve a perder no primeiro tempo por 3-0, apontaram dois golos, no segundo tempo, e chegaram ao empate no terceiro. O triunfo chegou no prolongamento com o quarto golo.
Na partida das meias-finais, o Porto Medo, de Tomar, foi mais forte e venceu por 2-0. No entanto, o marco histórico já estava alcançado: os quatro finalistas garantiam lugar no campeonato nacional de futebol de praia na próxima época.
“Ninguém dava nem esperava nada desta equipa à partida para esta fase. A conquista da subida ao Nacional é um marco histórico para o clube, mas sobretudo para os atletas e pessoas que acreditaram e apoiaram esta “brincadeira” de amigos”, partilhou o clube leiriense. “Estamos onde ninguém imaginou que estaríamos”, acrescentou.
Este fim de semana, o estádio do Viveiro, na Nazaré, recebe a última jornada da fase regular do campeonato de Elite. O Sp. Braga segue como líder isolado, seguido dos nazarenos da ACD “O Sótão”. A sete pontos do segundo lugar está o CD Nacional e o ADF Torre na quarta posição. As formações do Varzim SC e do GRAP/Pousos somam 11 pontos e apenas uma pode garantir a manutenção, pelo que a última jornada será decisiva. O GD Chaves, com 3 pontos, já confirmou a despromoção.
Os quatro primeiros classificados disputam o título de Elite, nos dias 2 e 3 de setembro, na Nazaré.