O número de radares fixos que integram o Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO) vai duplicar de forma faseada a partir de 1 de setembro, passando de 61 para 123 os locais de controlo de velocidade em todo o país.
No distrito de Leiria, existe apenas um em funcionamento não estando previstos outros nesta fase. Trata-se de um radar de velocidade instantânea (VI) instalado no IC2, ao quilómetro 128, no sentido sul-norte, pouco antes do cruzamento da Boa Vista. Nesse local, o limite de velocidade é de 60km/hora.
No dia 1 de setembro, entrarão em funcionamento 25 radares VI e 12 de velocidade média (VM), todos sinalizados com os respetivos sinais de trânsito.
Os radares VI fiscalizam a velocidade de um veículo no instante em que passa no local vigiado, enquanto os VM calculam a velocidade média praticada numa determinada distância com base no tempo que demorou.
A divulgação dos novos locais com radar integra a campanha de segurança rodoviária “Os radares salvam vidas”, promovida pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), podendo ser consultados no site radaresavista.pt. Atualmente, funcionam 39 radares VI e 23 VM, a maioria dos quais (70%) instalados “em estradas nacionais e itinerários principais e complementares que concentram 47% das vítimas mortais”, refere a ANSR em comunicado.