O projeto “Energy Measurement, Analysis and Management” garantiu a André Branco, Diogo Carreira, João Vaz e Paulo Henriques a seleção para o concurso internacional “Xplore 2023 Technology Award for a sustainable world”, a realizar na Alemanha entre 17 e 20 de outubro.
Os estudantes da licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), do Politécnico de Leiria, concorreram na categoria “Smart Energy”, com um projeto desenvolvido em parceria com a União de freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes e que tem como objetivo o desenvolvimento de “um sistema de medição, armazenamento e análise de dados de consumos energéticos em edifícios, utilizando equipamentos de última geração e técnicas de aprendizagem automática (machine learning) para o processamento dos dados”.
Segundo comunicado enviado pelo Politécnico de Leiria, o Pavilhão Desportivo dos Pousos e o edifício sede da freguesia dos Pousos já foram intervencionados no âmbito deste projeto.
O projeto dos alunos, que contou também com a supervisão dos professores Pedro Marques, João Sousa, Luís Perdigoto e Paulo Coelho, foi selecionado entre mais de 100 equipas a concurso, provenientes de mais de 30 países. No final, apenas passaram 25 projetos, um deles de Portugal.
Os quatro estudantes vão apresentar o trabalho em Bad Pyrmont, na Alemanha.
O concurso internacional “Xplore 2023 Technology Award for a sustainable world” é um evento promovido pela empresa Phoenix Contact e conta com o patrocínio do Ministério Alemão dos Assuntos Económicos e Ação Climática.