Descentralizar a oferta cultural é o objetivo do Ciclo de Teatro Amador do Inatel, que regressa entre outubro e novembro com a 11ª edição, cuja programação se estende a palcos da Batalha, Marinha Grande e Pombal.
O ciclo procura levar teatro a comunidades que têm menos acesso à cultura, “numa lógica de proximidade”, sublinha a informação divulgada pelo Inatel.
Por outro lado, acrescenta-se, “este certame é uma montra e uma oportunidade dos grupos teatrais terem mais oportunidades para mostrar o seu trabalho e divulgar as suas companhias junto das populações”.
O ciclo arranca no dia 14 de outubro (21h30), com a apresentação de “Operação mentira”, do Grupo de teatro do Sport Operário Marinhense no Auditório Municipal da Batalha.
O auditório José Vareda, do Sport Operário Marinhense, recebe por sua vez o Teatro Amador de Pombal no dia 22 (17 horas), que representará “Os Lusíadas”.
Já em Pombal, a primeira peça a apresentar é “Bú”, do Te-Ato, que leva o espetáculo até ao Salão da Capela da Ponte da Assamaça, no dia 28 de outubro (21h30)
À Batalha e ao Auditório Municipal o teatro regressará a 29 de outubro (16h), com “O amigo do sr. Governador Civil”, do Teatro Olimpo.
O ciclo completa-se com “Sete”, do Grupo de Teatro “O Alguidar”, que entra em cena no dia 5 de novembro (16h), no Salão da Capela da Arroteia, em Pombal.