O Arroz de Marisco da Praia da Vieira foi eleito sábado uma das “7 Maravilhas da Gastronomia” nacional, a par da alheira de Mirandela, queijo Serra da Estrela, caldo verde, arroz de marisco, sardinha assada, leitão da Bairrada e pastel de Belém.
A eleição torna a região de Leiria a única do país distinguida em todos os três concursos Maravilhas de Portugal.
Leiria já tinha os mosteiros da Batalha e Alcobaça e o Castelo de Óbidos como “Maravilhas de Portugal” (eleição em 2007) e as Grutas de Mira de Aire como uma das “Maravilhas Naturais” (2010) eleitas por estes concurso de escrutínio popular.
O anúncio dos vencedores das “7 Maravilhas da Gastronomia” foi feito sábado, em Santarém, e reflecte o resultado dos 899.069 votos registados por SMS, Facebook, site oficial e chamada telefónica entre 7 de Maio e 7 de Setembro.
As iguarias eleitas foram as mais votadas de uma lista de 21 escolhidas por um painel de especialistas, que seleccionou três pratos pelas categorias de entradas, sopas, marisco, peixes, carnes, caça e doces.
Entre os mariscos, o Arroz de Marisco da Praia da Vieira concorreu com as Amêijoas à Bulhão Pato e Xarém com Conquilhas, conseguindo ser o mais popular entre os três pratos a concurso.
A Alheira de Mirandela foi, entre todos os pratos a concurso nas “7 Maravilhas da Gastronomia”, o que maior numero de votos recolheu.
Receita de Arroz de Marisco da Praia da Vieira
Ingredientes:
(4 pessoas)
500 gr arroz agulha
Cebola e alho picados q.b.
Azeite e polpa de tomate q.b.
Sal e piripiri q.b.
Marisco previamente cozido (lagosta, camarão, amêijoa e patas de sapateira)
Preparação: Levar um tacho de barro ao lume para fazer o refugado. Neste utilizar um fio abundante de bom azeite, cebola (de preferência nacional) e alho picados e polpa de tomate quanto baste. Deixe apurar o refugado e em seguida junte-lhe a água que serviu para “abrir” as amêijoas (este é um detalhe importante) e acrescente água corrente. Quando a água levantar fervura, junte o arroz e deixe que ele absorva todos os sabores. Em seguida esteja atento: logo que o arroz esteja “meio cozido” acrescente o marisco (que cozeu previamente em água temperada de sal e piripiri), mexa para envolver e deixe cozer mais um pouco…
Não esqueça que o tacho de barro conserva o calor, por isso não deixe cozer demais o arroz… Ele acaba por cozer na mesa! Para quem aprecie, junte coentros no final.
(receita publicada na agenda de Agosto da Câmara Municipal da Marinha Grande, cedida pelo restaurante “O Mirante”, da Praia da Vieira)
Claudia disse:
Há quarenta anos tudo começa no restaurante Caravela, a receita do arroz de marisco chega com o Sr Albino de Angola, faz se a fusão com os condimentos de cá e o Sucesso foi rapidamente alcançado com a lotação do restaurante todos os fs.. Vinham pessoas de todo o país o que contribui para o turismo da praia da Vieira
joaquim rolo disse:
gostaria de saber se alguem pode dizer onde se encontra atualmente o pedro que trabalhou no restaurante lima mar na vieira algum tempo atras
xxx disse:
Mentira…caro Rui…o restaurante que já fechou «O Búzio » é que foi o primeiro a fazer o Arroz de Marisco da praia da vieira…
Rui de Matos disse:
O arroz de marisco mais antigo da Praia da Viera e mais original é o do restaurante Solemar " O Coelho", quase quarenta anos de fabrico e sempre igual. Parabens aos artistas!