São mais de 15 as representações do distrito distinguidas com o prémio de Mérito Desportivo 2022/2023, atribuído, na última segunda-feira, pelo Instituto Português de Desporto e Juventude (IPDJ).
A cerimónia procurou celebrar “o valor e o mérito de êxitos desportivos conquistados nos mais altos patamares desportivos internacionais, por praticantes em regime de alto rendimento, na época 2022/2023, que dignificaram o país e inspiram atuais e futuras gerações”, indica o IPDJ.
Receberam o prémio de Mérito Desportivo mais de 70 praticantes ou equipas e 18 juízes/árbitros, de 20 modalidades, no valor global de 1,19 milhões de euros, o maior de sempre atribuído, face aos quase 700 mil euros concedidos na época anterior (2021/2022).
Entre os premiados estão vários atletas e técnicos da região, nomeadamente: Kevin Santos, em canoagem; Ana Costa, Celina Lourenço e Maria Helena Bastos em boccia; Eliana Bandeira, Auriol Dongmo e Paulo Reis em atletismo; a seleção nacional feminina de futebol de praia com várias atletas e treinadora-adjunta com ligações a Leiria; Beatriz Monteiro e Fernando Silva em badminton; e António Morgado e Gabriel Mendes em ciclismo.
Em simultâneo foram efetuadas outras duas relevantes distinções: o “Selo Estudante-Atleta” entregue a oito instituições de Ensino Superior que fomentam a articulação ao nível das carreiras duplas, desportiva e académica, em que o Instituto Politécnico de Leiria foi galardoado; e cinco distinções de mérito desportivo e escolar a alunos-atletas enquadrados nas Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola.
Beatriz Monteiro, atleta paralímpica de badminton da Académica de Coimbra e estudante do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, em Caldas da Rainha, foi uma das homenageadas, recebendo, em simultâneo, o galardão de Mérito Desportivo.