Já são conhecidos os resultados do 12º Concurso Nacional de Bolo Rei Tradicional Português e, na região de Leiria, foram os bolos-reis da Benedita, no concelho de Alcobaça, que saíram medalhados.
Centro das atenções na época natalícia, o bolo-rei da Confeitaria A Lenda ganhou uma medalha de ouro por ser “produzido de forma tradicional, utilizando apenas produtos nacionais”, mantendo “rigorosamente” a tradição.
De cor castanha dourada e sabor doce e frutado, o bolo-rainha, produzido pela mesma confeitaria da Benedita, também mereceu a medalha de ouro no concurso realizado pelo Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA) e a Qualifica/oriGIn Portugal.
Por sua vez, o bolo-rei da Padaria Modelo da Benedita recebeu a medalha de bronze pela “sua forma redonda, aberto no centro e feito de massa leveda doce, enriquecida com fruta cristalizada e frutos secos”.
No mesmo lugar do pódio ficou o bolo-rei escangalhado da Confeitaria A Lenda. Um doce com “uma forma retangular ovalada, uma cor castanha dourada e sabor doce e frutado”.
A medalha de bronze foi ainda entregue à Padaria Modelo da Benedita, pelo seu bolo-rei escangalhado: “Bolo de forma retangular, com vários cortes e escangalhado, muito rico em frutos secos e gila”.
O grande vencedor do concurso foi o bolo-rei da Padaria e Pastelaria Flor de Aveiro, que obteve a distinção “Melhor dos Melhores”.
O evento tem como objetivo “estimular a produção de qualidade, dar a conhecer os melhores produtos nas diferentes regiões do país, incentivar o seu consumo, promover o encontro de produtores, empresas, técnicos e apreciadores”, conforme explica a organização, em comunicado.
A lista completa de premiados pode ser consultada em https://www.cnema.pt/wp-content/uploads/2023/11/Premiados-Bolo-Rei-23.pdf.